Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia de Pesca

Dúvidas dos Discentes

Dúvidas sobre a Educação Superior

 

DÚVIDAS GERAIS

Esclareça suas dúvidas acessando esse link: https://discente.ufersa.edu.br/duvidas/ ou no texto abaixo:

Quero solicitar uma turma especial, como eu faço?

É necessário que as unidades acadêmicas (Centro e Coordenação de Curso) possuam disponibilidade de pessoal docente para realizar a oferta, de acordo com o planejamento da unidade. No nosso curso, as disciplinas são ministradas quase sempre pelos mesmos docentes, logo é necessário que o docente possua disponibilidade para ofertar a disciplina que o discente deseja cursar.

O Regulamento dos Cursos de Graduação (https://prograd.ufersa.edu.br/proposta-de-regulamento-da-graduacao/) ainda não está aprovado, porém recomenda-se que o Docente e o Discente tentem adotar as boas práticas listadas no CAPÍTULO XIII (DA TURMA ESPECIAL), com o objetivo de estar de acordo com as recomendações da UFERSA, assim que o Regulamento for aprovado.

Visando facilitar o fluxo do pedido da turma especial, foi criado um documento (Solicitação de Turma Especial pelo Docente) para que seja assinado pelo docente que ministrará a disciplina, em seguida encaminhado ao protocolo da UFERSA. Neste documento, o discente também deve relatar o motivo do pedido.

Recomenda-se realizar o pedido pelo menos 15 dias antes do início do semestre, para que haja tempo hábil para a conclusão.

Fluxo do pedido:

1 – O discente deve verificar junto ao docente a possibilidade da oferta, já informando o horário da disciplina no documento (Solicitação de Turma Especial pelo Docente). O documento deve conter a assinatura e o carimbo do docente.

2 – O discente deve levar o documento assinado e carimbado pelo docente ao protocolo, no mesmo processo deve estar presente também os seguintes documentos: Documento de Identificação com foto e Histórico Escolar. Todos os documentos e assinaturas devem ser originais, não serão aceitas assinaturas digitalizadas.

3 – No setor de protocolo o estudante deve preencher o requerimento padrão (https://prograd.ufersa.edu.br/formularios/) marcando a opção “Aluno especial”.

4 – No campo “Requerimento” deve estar escrito: “Solicito a abertura de turma especial a Coordenação do Curso de Engenharia de Pesca e ao Centro de Ciências Agrárias, conforme documentação em anexo.”

5 – O processo deve ser endereçado para a Coordenação do Curso de Engenharia de Pesca no Centro de Ciências Agrárias. Não peça para encaminhar para a PROGRAD, ou o seu processo poderá demorar mais tempo para chegar na Coordenação do Curso.

6 – A coordenação fará a verificação dos documentos e encaminhará o memorando solicitando a abertura da turma, que deve ser finalizada em alguns dias, a depender da demanda da PROGRAD.

Sobre a avaliação de REPOSIÇÃO (Mensagem enviada pela PROGRAD em 26/07/2019):

A reposição de atividade avaliativa é um direito do discente da UFERSA.
A decisão foi tomada durante a 9ª Reunião Ordinária do ano de 2018 do CONSEPE, realizada em 13 de setembro de 2018, a partir da continuidade das discussões sobre a Minuta de Avaliação da aprendizagem, cuja aprovação se deu ao final da referida reunião. Assim, em seu artigo 17 a Resolução CONSEPE/UFERSA Nº 004/2018 estabelece:

Art. 17. O discente que não comparecer a um ou mais procedimento avaliativo terá direito a apenas uma avaliação de reposição por componente curricular.

(… )
§ 2º Para realizar a avaliação de reposição o discente deverá requerer, no SIGAA, a solicitação de reposição, com justificativa, em até 2 (dois) dias antes da realização da reposição.

Importante salientar que durante as discussões no CONSEPE, foi decidido que:
1. O discente terá direito a realizar uma reposição por componente curricular;
2. A reposição é um direito do discente independentemente de comprovação da sua justificativa;
3. Para realizar a reposição o discente deverá requerer junto ao SIGAA a solicitação da reposição, com justificativa. Entretanto, a justificativa não exigirá comprovação, sendo utilizada como mero acompanhamento estatístico pela PROGRAD. A intenção do Conselho superior ao solicitar do discente justificativa para fins de acompanhamento de dados, não deve ser interpretada de forma divergente, e em prejuízo destes, contrariando o que foi deliberado e aprovado por aquele órgão colegiado.

Esta nota visa esclarecer a não exigência de comprovação das justificativas apresentadas pelos discentes no ato de solicitação de reposição, na qual a justificativa não necessita ser comprovada pelo discente para que possa realizar a reposição a qual tem direito. Essa demanda foi trazida à sétima Reunião Ordinária do CONSEPE, realizada no dia 19/07/2019, pela representação discente, e ficou encaminhado que a PROGRAD emitiria tal nota para o devido cumprimento do art. 17 da Resolução CONSEPE/UFERSA Nº 004/2018 por todos os docentes da UFERSA, nos termos em que foi deliberado pelo CONSEPE.

Quero solicitar mais vagas em uma disciplina do curso, como faço?

A oferta segue a necessidade de espaço físico, cronograma e demais variáveis que compõem a disciplina. Porém, é possível aproveitar vagas em disciplinas equivalentes (se existirem), e caso o discente esteja com dificuldades par conseguir a vaga a mais de um período, recomenda-se que procure a coordenação.

Já cursei uma disciplina em outra graduação, como faço para aproveitá-la?

O pedido de aproveitamento de disciplinas deve ser solicitado a secretaria do departamento que ministra a disciplina via abertura de processo no setor de Protocolo da UFERSA. O formulário atualizado pode ser baixado neste link: http://dre.ufersa.edu.br/aproveitamento-de-disciplinas/

Os programas das disciplinas da UFERSA estão disponíveis em http://sistemas.ufersa.edu.br/prograd/admin/#/programa-de-disciplina/buscar

Vejam os códigos de cada departamento abaixo:

*Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais (DACS): Disciplinas com código iniciais “ACS”
*Departamento de Ciências Animais (DCA): Disciplinas com código iniciais “ANI”
*Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas (DCAT): Disciplinas com código iniciais “AMB”
*Departamento de Ciências Exatas e Naturais (DCEN): Disciplinas com código iniciais “EXA”
*Departamento de Ciências Vegetais (DCV): Disciplinas com código iniciais “VEG”

Os prazos são definidos no calendário acadêmico (ver no site da PROGRAD, http://prograd.ufersa.edu.br/).

Esclarecimento sobre o Modelo de TCC informado pela Biblioteca https://bibliotecas.ufersa.edu.br/servicos/orientacaoconcluintes/

Segue abaixo os Elementos Textuais Básicos que podem constar num TCC:

  1. INTRODUÇÃO (justificativa e objetivos, podem ser colocados dentro do texto)
  2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  3. JUSTIFICATIVA (optar de acordo com o tópico anterior, INTRODUÇÃO)
  4. OBJETIVOS (optar de acordo com o tópico anterior, INTRODUÇÃO)
  5. MATERIAL E MÉTODOS
  6. RESULTADOS ou RESULTADOS E DISCUSSÃO
  7. DISCUSSÃO (optar de acordo com o tópico anterior, RESULTADOS)
  8. CONCLUSÕES ou CONSIDERAÇÕES FINAIS

Caso ainda hajam dúvidas, escrever para Coordenação do Curso de Engenharia de Pesca.

 

22 de maio de 2023. Visualizações: 51. Última modificação: 01/06/2023 14:56:07